Resumo do 14º Congresso

A diocese de Jaboticabal, através do casal Flávio José e Gislaine, enviou como comentário para o site pfsul1.com.br o resumo que postamos nesta publicação.

É uma grande alegria ver o aproveitamento do que foi falado no 14º Congresso está chegando às dioceses, como foi tão pedido no evento.

Vale a pena a leitura e a reflexão.

DEFESA DA FAMÍLIA
“Família: Berço da vida e de toda vocação”

O 14º Congresso Regional da Pastoral Familiar, que aconteceu entre os dias 11, 12 e 13 do mês de Setembro, na cidade de TAUBETÉ SP, contou com a presença marcante da Diocese de Jaboticabal, representada por casais da Pastoral Familiar Diocesana, do Setor Família, do seminarista Rosinei e com a presença marcante do Padre Assessor da Pastoral Familiar e do Setor Família em nossa Diocese e também em nosso sub-regional RP1, o Pe. Luís Fernando, vigário paroquial em Monte Alto, na Paróquia Senhor Bom Jesus.

Ao longo destes três dias refletimos sobre “Família, espaço para se educar a pessoa, local privilegiado de defesa da vida”; “ A Palavra de DEUS e a formação permanente da Família; “ Família, escola formadora de valores frente à realidade da pós-modernidade” e “ Família, berço da vida e de toda a vocação”. Podemos afirmar que estes momentos foram enriquecedores, renovando nosso Batismo.

Um dos objetivos principais traçados pelo congresso é envidar esforços no sentido de articular e fortalecer a Pastoral Familiar nas paróquias de todas as Arquidioceses e Dioceses do Regional Sul 1 da CNBB, trabalho que vem sendo feito em nossa Diocese de Jaboticabal; além de reforçar a sua articulação com os movimentos, serviços e institutos familiares, que conduzem os casais e as famílias a uma vivência mais harmoniosa, que está sendo feito em nossa diocese através do Setor Diocesano da Família.

Ao término do 14º Congresso Regional da Pastoral Familiar foi assinado uma Carta Proposta pelos Bispos Dom Carmo João Rhodem, Dom Joaquim Justino Carreira, Mons. Claudemir José dos Santos, Mons. Almir José Gogiola, Pe. Rinaldo, Pe. José Florentino, Pe. Osvaldo Donizete e Pe. Luis Fernando (Diocese de Jaboticabal-SP).

Motivados pela Ação do Espírito Santo, chegamos ao final do 14º Congresso Regional da Pastoral Familiar, não foi mais um congresso, foi um momento forte de renovarmos nosso ardor missionário e nossa tarefa de defendermos a família e fazer dela um berço da vida e de toda a vocação. Refletimos, avaliamos, revimos e apontamos caminhos e traçamos novas metas, mas acima de tudo descobrimos que “ainda existe muita gente que acredita na família”.

Flávio José e Gislaine
Casal Secretário da Pastoral Familiar
Diocese de Jaboticabal SP.

6 pensamentos sobre “Resumo do 14º Congresso

  • 16 de setembro de 2009 em 9:36
    Permalink

    Que alegria ver e sentir que os casais que estiveram no XIV Congresso voltaram mais motivados e reforçados em sua trajetória batismal e compromisso com a família. Parabéns, aos irmãos da diocese de Jaboticabal continuem sempre assim, firmes e em missão constante pela família. Realmente, o Congresso cremos nós, fortaleceu a todos que lá estiveram, que existe muita gente trabalhando para o bem da família, que existem muitas famílias procurando viver segundo a palavra de Deus, no amor, com amor e pelo amor a Deus. Nossos parabéns a todos que lá estiveram. E, vamos em frente em nossa missão de servir o Reino de Deus resgatando a família. Abraços fraternos Angela e Guenka.

    Responder
  • 16 de setembro de 2009 em 19:28
    Permalink

    Realmente, este 14º Congresso da Pastoral Familiar do Sul 1 foi mais um marco positivo rumo ao cuidado com a família. Acreditar que existem pessoas preocupadas com a estrutura familiar no mundo de hoje é uma benção de Deus.

    Responder
  • 18 de setembro de 2009 em 15:07
    Permalink

    Gostaria de agradecer ao Casal Flávio J e Gislaine pelo artigo e dizer que isso serve para nos animar na caminhada, este final foi obra de DEUS, pois muitas vezes passamos por estes congressos e achamos que foi mais um, mas vemos que ainda existe pessoas com bons olhos para a FAMILIA.

    “Motivados pela Ação do Espírito Santo, chegamos ao final do 14º Congresso Regional da Pastoral Familiar, não foi mais um congresso, foi um momento forte de renovarmos nosso ardor missionário e nossa tarefa de defendermos a família e fazer dela um berço da vida e de toda a vocação. Refletimos, avaliamos, revimos e apontamos caminhos e traçamos novas metas, mas acima de tudo descobrimos que “ainda existe muita gente que acredita na família”.

    Parabens Diocese de Jaboticabal, por ter casais com Flávio J. e Gislaine, casais que nos animam na caimhada

    Responder
  • 18 de setembro de 2009 em 15:10
    Permalink

    Gente que graça, vou convidar este casal para vir da uma palestra motivadora em nossa Diocese, gostaria de receber fone e e_mail deles, precisamos de gente assim, animados em favor da família.

    Espero fone e e_mail enviar para odetemaria2007@hotmail.com

    Responder
  • 18 de setembro de 2009 em 16:50
    Permalink

    FAMILIA, foi em uma familia que DEUS envio seu filho, e nós o que estamos fazendo com nossas familias ?

    Parabens pela iniciativa do CONGRESSO da FAMILIA BRASILEIRA

    Vamos divulgar mais este trabalho da PASTORAL DA FAMILIA BRASILEIRA.

    Fiquem com DEUS

    Responder
  • 20 de setembro de 2009 em 19:32
    Permalink

    PAZ de CRISTO !!!!

    Gostaria de autorização para PUBLICAÇÃO deste artigo em nosso informativo mensal paroquial, mesmo sendo de Guaxupe MG, gostariamos de PUBLICAR para motivar nossos casais na dedicação a PASTORAL FAMILIAR.

    Parabens SUL1 da Pastoral Familiar

    Abraço a todos

    João B e Lucila Braga

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *