Segundo dia do Congresso em BH tem oficinas temáticas e fala de Bioética

\"Apresentação

O segundo dia do 5º Congresso da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 teve como destaque a realização de 11 oficinas temáticas e o aprofundamento do tema da bioética.

Iniciando com a leitura orante da Bíblia, os congressistas puderam refletir, durante quase uma hora, sobre o trecho do Evangelho de João (Jo. 10, 7.9-15) que fala do Bom Pastor. A seguir, dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG), e referencial da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, palestrou sobre o tema “Espiritualidade Conjugal e Familiar”, ressaltando que a “Espiritualidade é o que move, é o que vem de dentro. É o sentimento mais puro e verdadeiro. É algo que vem de Deus.” Ainda em sua apresentação, colocou Maria como um modelo de oração a ser observado e seguido, pois nela tudo era oração.

Em seguida à palestra de dom Severino, os congressistas inscreveram-se para participarem das oficinas. Os temas eram escolhidos e as vagas eram limitadas. Cada oficina teve de 35 a 40 participantes. Os temas: Método de Ovulação Billings; Encontro de Noivos por Acolhida; Segundas Uniões; Encontro para Namorados Firmes; Centro de Orientação Familiar; Os Direitos do Nascituro; Mulheres Mineiras em Ação; Projeto Família Jovem; Catequese em Família; Ai.Bi. – Associação Amigos das Crianças; Encontros para Novos Casais. Cada grupo teve à sua disposição uma sala de aula da PUC-MG com todos os recursos disponíveis, incluindo Datashow. Durante duas horas, os coordenadores das oficinas puderam expor seus temas, sendo que a equipe organizadora do Congresso indicava que a primeira hora fosse utilizada para a exposição e a segunda hora para a discussão e troca de experiências.

Das oficinas os congressistas seguiram para o almoço, que contou com um cardápio que incluiu, como não poderia deixar de ser, o tutu mineiro. Após o almoço, houve uma apresentação musical seguida de uma apresentação do humorista Carlos Nunes, que exibiu três quadros sobre situações cômicas que acontecem no dia-a-dia da família. Fez rir o povo. Ele mesmo ressaltou que “Deus é alegria. Eu acredito ainda mais: que Deus é o riso.”

A seguir, espantada toda a possibilidade de sono pós-almoço, os participantes tiveram a primorosa apresentação do pe. Otávio Juliano sobre o tema “O Discurso Cristão Católico sobre a Bioética”. Em sua reflexão, feita em um linguajar “mineirês”, como ele mesmo classificou, atualizou o assunto Bioética ressaltando que não se pode admitir uma visão reducionista do ser para um atendimento egoísta dos desejos humanos. Afirmou que a beleza de cada pessoa não admite a manipulação, a tendência utilitarista e a subserviência ao consumismo, desrespeitando a imagem e semelhança de Deus que existe em nós.

Após o padre, apresentou-se no congresso o professor José Tarcísio Amorim, que usou o seu tempo para apresentar o tema “Reflexões Antropológicas sobre o Cuidado para com a Vida”. Ele fez uma análise da diferença entre o instinto e o exercício da racionalidade, classificando a importância do desenvolvimento e da evolução do ser humano para a consolidação da família. Disse que o amadurecimento equilibrado de cada pessoa depende da vivência no seio familiar. E desse amadurecimento depende a própria evolução da sociedade e de sua cultura.

Depois do professor Amorim, foi apresentada a coordenação da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, foram dados os recados e o casal Paulo e Ceci apresentaram a formação e os cursos do INAPAF – Instituto Nacional da Pastoral Familiar.

O sábado encerrou-se com a oração do Ofício de Nossa Senhora. Todos deverão retornar ao auditório da PUC-MG neste domingo, às 7h30. A Santa Missa do Congresso será celebrada às 8h00.

Um pensamento sobre “Segundo dia do Congresso em BH tem oficinas temáticas e fala de Bioética

  • 25 de julho de 2009 em 21:00
    Permalink

    Nossos parabéns ao Leste 2 pela realização de tão importante evento. Que Deus abunde de graças todos os casais que dele participam, seus organizadores e comunicadores. Com certeza todos sairão mais fortalecidos na fé e comprometidos com o resgate da família. Abraços fraternos Angela e Guenka.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *