Encontro de Casais com Cristo, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral Familiar, juntos em favor da família

Fonte: site da CNBB (www.cnbb.org.br)

\"logos\"

Convocados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), no dia 09 de junho de 2013, os casais representantes nacionais do Encontro de Casais com Cristo (ECC), Equipes de Nossa Senhora (ENS) e Coordenação Nacional da Pastoral Familiar (PF), reuniram-se na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a proposta de identificar e compartilhar ações evangelizadoras em favor da família.

Estavam presentes no encontro: o presidente da CEPVF e bispo de Camaçari, dom João Carlos Petrini; o bispo de Presidente Prudente (SP) e Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, dom Benedito Gonçalves dos Santos, os assessores da CEPVF, padre Rafael Fornasier e padre  Wladimir Porreca; os casais da secretaria nacional do ECC, Aparecida e Joaquim Madalena, Marisa e Ésio Henrique Cardoso; e casal nacional das Equipes de Nossa de Senhora, Aparecida e Raimundo Araújo; e, por fim, o casal coordenador da Comissão Nacional Pastoral Familiar, Raimundo e Vera Leal.

\"reuniao_ECC\"Segundo dom Petrini, “o encontro proporcionou a abertura de um trabalho conjunto entre movimentos, serviços, pastorais e associações, que atuam na valorização da família”.

Na reunião, foi discutida a proposta de valorizar a atuação da família na Igreja e na sociedade, em especial na Semana Nacional da Família (SNF). De acordo o assessor da CEPVF, padre Wladimir Porreca, a proposta foi acolhida pelos participantes com o desejo de que a elaboração, a organização e a participação na SNF, possa acontecer com maior integração do ECC, das ENS e da PF, em todas as comunidades paroquiais.

Outro tema discutido, e acolhido entre os presentes, foi a proposta de elaborar, em conjunto, ações e eventos que se propõem a contribuir com a visibilidade da família no espaço público, bem como, incentivar e promover as comemorações do dia dos pais, das mães, dos avós e as datas festivas e civis.

Esta reunião constituiu o primeiro passo de um caminho de cooperação, aberto a outros movimentos, serviços e grupos de família.

13 pensamentos sobre “Encontro de Casais com Cristo, Equipes de Nossa Senhora e Pastoral Familiar, juntos em favor da família

  • 12 de junho de 2013 em 19:55
    Permalink

    Maravilhosa a ideia deste encontro. Precisamos efetivamente trabalhar em conjunto e assim sendo teremos muito mais força para trabalhar junto às nossas famílias. Nosso sonho é o de que os resultados sejam alcançados de forma satisfatória e com brevidade. Parabéns a Dom Petrini pela iniciativa. Apoiamos totalmente e estamos à disposição para o trabalho.

    Responder
  • 12 de junho de 2013 em 20:56
    Permalink

    Parabéns, almejamos que este seja o primeiro passo de muitos que sempre desejamos. Que o Espírito Santo guie a todos que deste evento participaram e novas iniciativas possam surgir da unidade dos movimentos, serviços e pastorais.Há anos procuramos este caminho para trilharmos juntos, Deus seja louvado uma nova luz está surgindo. Sigamos em frente. Parabéns a CNVF na pessoa de D.Petrini. Abraços fraternos Angela e Guenka.

    Responder
  • 12 de junho de 2013 em 21:04
    Permalink

    Extremamente satisfatória a informação. Precisamos unir a grande estrutura do ECC, o dinamismo da Pastoral Familiar e demais seguimentos, movimentos, etc da nossa IGREJA.
    Precisamos salvar nossas FAMILIAS.

    Parabéns> Ansiosamente aguardamos informações.

    Responder
  • 12 de junho de 2013 em 21:20
    Permalink

    Ficamos felizes, por essa decisão. E muito mais, porque a Diocese de Caicó/RN já vem evangelizando na SNF de forma integrada aos serviços e pastorais. Isto é orientação da Comissão Diocesana.

    Responder
  • 13 de junho de 2013 em 0:43
    Permalink

    A Igreja deve estar formada numa grande e dinâmica Pastoral Familiar, unida a todos os movimentos para que a Familia seja privilegiada nas formações e capacitações paroquiais buscando na intensidade e no vigor do casal dando testemunho de vida cristã, sempre focando a essência Humana e com o coração calcado na pobreza espiritual sem luxo e com simplicidade, essa sim será a pastoral orgânica na igreja de Cristo e como diz o Papa Francisco não sermos cristãos mornos, os quais são aqueles que desejam fazer a própria igreja e essa não é a igreja de Cristo

    Responder
  • 13 de junho de 2013 em 1:23
    Permalink

    Achamos a iniciativa importante porém achamos que todos os movimentos que trabalham com famílias deveriam ser ouvidos e ter seu espaço nesta mesma reunião.
    Deus seja louvado por esta iniciativa.
    (Falamos em nome do Encontro Matrimonial Mundial)
    Luiz e Kathia de Joinville

    Responder
  • 13 de junho de 2013 em 10:04
    Permalink

    COM ESSA NOTICIA, NOS ALEGRAMOS AINDA MAIS NO PREPARO DA SEMANA DA FAMÍLIA EM NOSSA PARÓQUIA E DESEJAMOS QUE JUNTOS COLHAMOS OS BONS FRUTOS DESSA REUNIÃO PARA UNIÃO DE TODOS EM FAVOR DAS FAMÍLIAS.

    Responder
  • 13 de junho de 2013 em 19:14
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa. Precisamos estar unidos em preces e ações pelas famílias! Creio que a família é um pedaço do paraíso antecipado.

    Responder
  • 13 de junho de 2013 em 19:16
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa. Precisamos estar unidos em preces e ações pelas famílias! Creio que a família é um pedaço do paraíso antecipado. Obrigado pelas trabalhos em prol de nossas famílias!

    Responder
  • 14 de junho de 2013 em 18:12
    Permalink

    DEUS OUVIU NOSSA VOZ E ORAÇÕES, UNIU AS FORÇAS QUE PODERÃO DIVIDIR OS TRABALHOS NA EVANGELIZAÇÃO DE NOSSAS FAMÍLIAS, POIS O LEQUE DA VIDA FAMILIAR É MUITO VASTO E PRECISAMOS DESTA COMUNHÃO EM PROL DE TODOS!PARABÉNS POR ESTE ENCONTRO E AGORA É PEGAR NO ARADO E NÃO OLHAR PARA TRÁS.
    A COORDENAÇÃO DA PASTORAL FAMILIAR DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA AGRADECE MUITO A DEUS POR ACONTECER ESTE EVENTO MARAVILHOSO.

    Responder
  • 15 de junho de 2013 em 20:50
    Permalink

    Participamos do ECC, Equipes de Nossa Senhora e queremos fazer algo de bom na Pastoral Familiar de nossa cidade (Assis -SP) e ficamos felizes com a iniciativa de reunir a todos a favor da evangelização. abraços.

    Responder
  • 15 de junho de 2013 em 20:51
    Permalink

    Estamos participando da Escola de Família.

    Responder
  • 10 de setembro de 2014 em 17:47
    Permalink

    Estamos muito contentes em saber desta união em que envolve EC.C., E.N.S. e P. Familiar.
    Nós participamos do E.C.C., da Pastoral Familiar da Diocese de Assis e Somos Equipista.
    O ano passado o nosso Assessor Diocesano da Pastoral Familiar convocou os coordenadores
    do E.C.C., da P.Familiar e das E.N.S., para elaboração do calendário Diocesano de Pastoral. para
    que todos saibam das atividades e para que haja esta integração.
    Participando da peregrinação Nacional da Família em Aparecida ficamos contentes em ver a participação
    das E.N.S. e o terço das Equipes.Abraços

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *