Realizada em Sao Paulo a 36a Assembleia da Comissão Nacional da Pastoral Familiar

\"36a

Seguindo o tema do VII Encontro Mundial do Papa com as Famílias, que aconteceu em junho de 2012, na cidade de Milão, Itália, foi realizada a 36ª Assembleia da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF. A família: o trabalho e a festa foi a motivação que levou bispos, padres, religiosos e leigos dos Regionais da CNBB que compõem a coordenação nacional da Pastoral Familiar até a Casa de Oração da Cidade Regina, das Irmãs Paulinas, na Rodovia Raposo Tavares, São Paulo.

O encontro teve início no final da tarde da sexta-feira, 09/nov, quando os participantes foram recebidos para a Santa Missa presidida por dom Raymundo Damasceno. Durante a homilia, o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, enfatizou a importância da família e lembrou pontos importantes sobre o tema do Encontro Mundial. “É muito importante a reflexão dessa assembleia: família: trabalho e festa. Duas dimensões da vida humana.” O cardeal lembrou que o trabalho é feito para o homem para o sustento da casa e para o crescimento das capacidades da pessoa. E que a festa tem maior valor quando inserida na realidade da fé e do encontro dominical da família como Senhor. Seguiu-se o jantar e logo após a apresentação da programação a ser desenvolvida nos dois dias seguintes feita pelo casal coordenador nacional da pastoral, Vera e Raimundo Leal.

\"O

Os trabalhos do sábado foram abertos com a celebração da Santa Missa presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. No dia dedicado à memória de são Leão I, que segundo dom Odilo foi um grande defensor da fé nos difíceis tempos do século quinto. Foi tomando como ponto de partida esse pensamento que o cardeal fez sua homilia ressaltando a questão da fé e retomando pontos de reflexão do Sínodo dos Bispos, realizado entre os dias 07 e 28/out, em Roma. A nova evangelização para a transmissão da fé cristã passa pela ação da família e na família no dia a dia. Dom Odilo ressaltou que não é somente o clero o responsável pela nova evangelização, mas toda a comunidade dos batizados: “Todos são chamados a ação santificadora, privilegiados por terem sido chamados a serem filhos de Deus, discípulos de Jesus Cristo, chamados à santidade, enviados em missão. Todos!” O cardeal participou do café da manhã com todos os participantes da assembleia.

Os trabalhos então foram sendo desenvolvidos em conformidade com a programação sugerida. Entre os assuntos tratados pelo grupo estiveram o a análise da caminhada da Pastoral Familiar no ano de 2012, a apresentação dos trabalhos a serem desenvolvidos em 2013 – entre eles a 5ª Peregrinação Nacional da Família em Aparecida e o 3º Simpósio da Família na Canção Nova -, e as novas publicações para o trabalho com os jovens e com as famílias. Também foram feitas diversas reflexões acerca da transmissão da fé pela família, concluindo que esse seria um tema privilegiado para o XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar que está previsto para ser realizado no em setembro de 2014, no Maranhão – Regional Nordeste 5.

\"Filósofo

Houve também, na manhã do sábado, uma conferência sobre a Teologia do Corpo, proferida pelo padre polonês, filósofo e professor do Pontifício Instituto pela Família “João Paulo II”, de Roma, Merecki Jaroslaw, que apresentou um breve apanhado do pensamento desenvolvido pelo Bem-aventurado papa João Paulo II desde a época em que era o cardeal. Os participantes puderam ter então um primeiro contato com essas catequeses que falam sobre a importância do corpo humano, que segundo o saudoso papa “revela no visível aquilo que é invisível”.

Estiveram presentes ao encontro, dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família; dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e membro da Comissão; dom Joaquim Justino Carreira, bispo de Guarulhos e também membro da Comissão; dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo e responsável pela Pastoral Familiar do Regional Sul-1. Além destes, mais três bispos se fazem presentes: Philip Dickmans – Bisp Miracema do Tocantins (TO), Tarcisio Nascentes dos Santos – Bispo de Duque de Caxias (RJ), dom Segismundo Martinez Alvarez – Bispo de Corumbá (MS). Além deles, estiveram presentes os padres assessores nacionais da CNPF, Rafael Fornasieri, assessor eclesiástico para a vida e Wladimir Porreca, assessor eclesiástico para a família. Juntaram-se ao grupo mais seis padres assessores dos Regionais da CNBB e uma religiosa, ir. Ivonete Kurten, FSP, que assessora a Pastoral Familiar no Regional Sul-1.

O sábado foi encerrado com uma apresentação cultural de moda de viola que animou todos os participantes do evento.

\"Dom

No domingo, dom João Carlos Petrini presidiu a última missa do evento, e enfatizou em sua homilia alguns pontos importantes. Falou sobre a entrega se cada pessoa pelo bem do outro seguindo o exemplo de Jesus, pois a felicidade está fazer-se “dom sincero e total de si para o bem e felicidade de outros”. Falou também que “A nossa fé começa quando estamos diante dessa realidade e a percebemos. E começamos a intuir, a nos dar conta dessa presença decisiva (do exemplo de Jesus para nossa vida)”. Ele, refletindo ainda as leituras do domingo, reforçou que é preciso dar não somente do que sobre, mas daquilo que nos é essencial, partilhando. Na manhã do domingo foram feitas as últimas considerações, votações e foram dirimidas mais algumas dúvidas. Foi também finalizado e aprovado o calendário nacional da Pastoral Familiar para 2013. O encontro foi encerrado às 12h30 com o almoço.

Alguns dos participantes permaneceram na Casa de Oração, onde participarão até a quarta-feira, 14/nov, do Encontro Nacional de Formação para Assessores que tem como tema A família no magistério de João Paulo II com ênfase na Teologia do Corpo, que será feita pelo pe. Jaroslaw.

 

4 pensamentos sobre “Realizada em Sao Paulo a 36a Assembleia da Comissão Nacional da Pastoral Familiar

  • 17 de novembro de 2012 em 11:03
    Permalink

    Parabéns aos nossos pastores, pela dedicação e preocupação pelas familias.Que precisa urgentemente, serem resgatada deste mundo tão tenebroso e desafiador.

    Responder
  • 17 de novembro de 2012 em 13:05
    Permalink

    A todos que participaram da Assembleia paz e bem e aos que atentos aos apelos de nossos bispos labutam na missão de evangelizar a famílias, nossos parabéns pela realização da 36a. Assembleia Nacional e o Encontro de Estudos. A nossa equipe do Regional Sul 1, na pessoa de nossa coordenadora Célia, parabéns pelo belo trabalho de acolhida e recepção de todos os participantes de ambos os eventos.Que Deus continue derramando abundantes graças em todos. Parabéns a Comissão Episcopal para a Vida e a Família, na pessoa de D.Petrini e seus dois assessores Pe. Rafael e Pe. Wladimir que com maestria vêm conduzidos os trabalhos e passos da P.Familiar em todo o Brasil. Ao casal Tico e Vera, coordenadores nacionais nossa gratidão e respeito pelo empenho em nos organizar e estimular na caminhada. Enfim, a todos indistintamente, que colaboraram direta ou indiretamente para nosso crescimento nestes dois eventos, nosso muitíssimo obrigado.Abraços fraternos Angela e Guenka.

    Responder
  • 17 de novembro de 2012 em 18:26
    Permalink

    Paz e Bem!

    A todos que organizaram o 36ª. Assembleia Nacional e o Encontro Nacional de Estudos. Foi uma riqueza para todos os coordenadores regional em participar deste encontro, e poder partilhar com os Bispos e assessores as diretrizes para o crescimento da Pastoral Familiar. agradeço a dedicação dos bispos e padres que estiveram presente, e a Célia, que com todas as dificuldades por conta do feriado nos atendia sempre com um lido sorriso.
    A comissão Nacional da Pastoral Familiar, foi para nos muito bom em poder participar do encontro dos assessores, pois eles passam para nos muita confiança para dedicarmos mais em nossos regionais.
    Desejo a todos Boas Festas e um 2013 repleto de felicidade.

    José e Natividade

    Responder
  • 17 de novembro de 2012 em 18:37
    Permalink

    Que maravilha em vê o nome do Bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcisio Nascente dos santos, presente em um evento da Pastoral Familiar.
    Que Deus continue abençoando e iluminando nosso Bispo.

    Marcio e Vanda
    Coord.Reg.Periferia
    Pastoral Familia
    Duque de Caxias.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *