Reunião das coordenações da Pastoral Familiar do Sul-1 aconteceu em Santana

\"\"

Aconteceu no sábado, 19/mai/2012, na Paróquia Santa Terezinha, na Região Episcopal Santana – Arquidiocese de São Paulo, a reunião das coordenações da Pastoral Familiar das oito Sub-regiões do Regional Sul-1.

A abertura da reunião foi feita por dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo e bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional Sul-1. A seguir o casal Ester e Sílvio, coordenadores da Pastoral Familiar da Sub-região SP-1 fizeram a oração inicial, junto com Zuleica e João Abrahão, casal formação da Sub-região.

A seguir, foi feita a apresentação da Arquidiocese de São Paulo e de alguns dos trabalhos realizados pela Pastoral Familiar.

A pauta do dia seguiu com a apresentação dos presentes à reunião. Logo a seguir, Solange e José Roberto apresentaram o desenvolvimento da preparação do XVI Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 que acontecerá em 28, 29 e 30 de setembro, na Sub-região Botucatu, da qual são coordenadores. Informaram que o custo da inscrição será de R$ 80, porque atualmente não é possível, devido aos custos envolvidos, manter o valor de R$ 50, como foi feitos em outros congressos. Serão destinadas 10 vagas para cada diocese do Regional. O evento será realizado no Colégio La Salle, na cidade de Botucatu, com o tema “Fé, Família, Trabalho e Festa”. O casal apresentou a ideia e o conceito do cartaz para o Congresso e a equipe reunida ofereceu suas sugestões. A Solange informou que as fichas e o cartaz estarão prontos e serão entregues na reunião de julho, que acontecerá na Sub-região Aparecida. Foi apresentada a oração do congresso, escrita pela equipe e revisada por dom Maurício. Todas as coordenações reunidas rezaram.

\"\"Dom Emílio e irmã Ivonete apresentaram o relatório que será apresentado na Assembleia dos Bispos do Regional Sul-1. Entre as propostas de prioridades estão o Setor Pré-matrimonial, o NUFESP e o site da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 (www.pfsul1.com.br).

Pe. Luís Fernando tratou do ponto da pauta sobre a Assembleia e relatou a síntese que foi feita no evento, salientando o desafio de avançar e reforçar o Setor Pré-matrimonial e o que foi citado como problema que seria o apoio do clero, ao qual afirmou que há uma contrapartida que é hoje o grande trabalho que os padres têm para além da Pastoral Familiar. Lembrou também a preocupação com relação à preparação de novas lideranças que lutem e trabalhem pela família, uma vez que sempre temos as mesmas lideranças trabalhando há anos.

Definiu-se que as reuniões das coordenações da Pastoral Familiar das Sub-regiões do Sul-1, a partir de agora serão todas realizadas em Campinas, mantendo-se o rodizio das Sub-regiões na preparação do evento. Ou seja, a preparação e o custeio da próxima reunião serão responsabilidade da Sub-região Aparecida.

A ir. Ivonete conduziu o tema seguinte da pauta, que foi a 4ª Peregrinação Nacional da Família e o 2º Simpósio Nacional da Família. Muitos comentários foram feitos, entre reclamações e sugestões para o próximo evento. Foi anunciado que em 2013 a 5ª Peregrinação será realizada nos dias 25 e 26 de maio.

A Célia conduziu o tema seguinte que foi o VII Encontro Mundial das Famílias e os grupos que participarão deste evento internacional. A Célia tem conhecimento tem cerca de 100 pessoas que irão para Milão. Citou a falta de divulgação que prejudica a própria participação, pois há pessoas e grupos que teriam condições financeiras e de organização para irem ou enviarem pessoas ao Encontro Mundial. Todos concordaram que é preciso reforçar esse tipo de comunicação, mesmo que não seja como convite, mas para que o trabalho organizado com as famílias, feito pela Pastoral Familiar, que recebe formação nesses grandes eventos, existe e avança.

Ir. Ivonete falou um pouco sobre a participação da Pastoral Familiar na Jornada Mundial da Juventude em 2013 e ressaltou a necessidade das coordenações das Sub-regiões ficarem atentas à programação e aos pedidos que aparecerão até o evento.

Antonio Mercado falou sobre a questão financeira da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 e a Osmarina falou sobre a questão da secretaria.

A reunião foi encerrada às 13h com o Magnificat conduzido por dom Emilio.

3 pensamentos sobre “Reunião das coordenações da Pastoral Familiar do Sul-1 aconteceu em Santana

  • 26 de maio de 2012 em 15:06
    Permalink

    Que saudades…
    Quero lembrar que no dia 03 de junho a pastoral familiar da Dioc. S.J.da Boa Vista, estará reunida na cidade de S.João para estudar o subsídio “Hora da Família 2012” em vistas da Semana da Família. O facilitador será o Prof. Jorge Soares, da Paróquia S.Domingos, Mococa-SP.
    Um abraço a todos.

    Responder
  • 26 de maio de 2012 em 22:13
    Permalink

    Agradecemos a relato e fotos da reunião do Regional ocorrida dia 19 de maio, que por sinal foi muito proveitosa. Pudemos dar mais alguns passos para uma boa organização do próximo Congresso Regional da P. Familar que acontecerá em Botucatu.Desde já congratulamos nossos irmãos Solange e José Roberto e o Pe.Sílvio que com esmero e prontidão estão organizando todos os detalhes para que possamos tirar muitos frutos do mesmo. Abraços fraternos Angela e Guenka – casal coordenador do NUFESP – Regional Sul 1 da P.Familiar.

    Responder
  • 29 de maio de 2012 em 9:15
    Permalink

    Paz e bem,
    Agradeço a Deus por este trabalho tão lindo que estão realizado em vossas paroquias, nós estamos começando essa missão em nossa diocese de Miracema to, estamos espelhando em seus trabalhos….
    Que nosso Senhor abençoe a todos que estão a frente desta missão…
    Abraço.
    Gleise

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *