Regional NE-2 realizou formação sobre o Setor Pós-matrimonial

\"Formação

Aconteceu em João Pessoa (PA), no campus da Unipê – Centro Universitário de João Pessoa  –, nos dias 30 de abril e 01 de maio, o 1º Seminário do Setor Pós-matrimonial da Pastoral Familiar do Regional Nordeste-2. O encontro, que contou com cerca de 150 participantes de todo o Regional, foi assessorado pelo casal Rita e André Kawahala, que são formadores da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 e autores do livro Encontro para Novos Casais, da Editora Paulinas.

\"Pe.

A programação da manhã do sábado, foi aberta com a oração inicial conduzida pelo pároco da Basílica de Nossa Senhora das Neves, padroeira da cidade de João Pessoa, pe. Rui Braga. A seguir, iniciou-se a formação que tratou sobre o setor Pós-matrimonial, onde foi apresentado o conceito e os objetivos desse trabalho pastoral com as famílias. Foram apresentados diversos documentos do Magistério da Igreja, sobre os quais se alicerça a caminhada pastoral. André falou também sobre as atividades que podem ser executadas no Setor e mostrou diversos subsídios que a Comissão Nacional Pastoral Familiar (CNPF) já preparou e publicou nos últimos anos.

Na parte da tarde, André apresentou o trabalho direcionado para o acompanhamento de Recém-casados: os Encontros para Novos Casais. Baseando-se nos livros de mesmo nome, André fez um relato sobre como o trabalho pode ser desenvolvido pelos agentes de pastoral e por outras pessoas interessadas da comunidade. Lembrou a todos a todos os insistentes pedidos da Igreja que, desde a publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Familiaris Consortio, que aqui no Brasil tem o título “A Missão da Família Cristã no Mundo de Hoje”, até o Diretório da Pastoral Familiar, pede o acompanhamento e o apoio aos casais que iniciam sua caminhada de vida matrimonial. Lembrou, ainda conforme o Diretório, que é necessário “construir uma comunidade paroquial viva, capaz de acolher os novos esposos e testemunhar os valores da família”. No sábado, a formação estendeu-se até as 19h, houve momento para a realização de um trabalho em grupo e a oração de encerramento dos trabalhos do dia foi feita diante da capela do Centro Universitário, com uma estátua viva de Maria.

\"Encenação

No domingo, as atividades tiveram seu início às 8h com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Paraíba, dom Aldo Di Cillo Pagoto, que após a celebração fez questão de passar a manhã com os agentes da Pastoral Familiar, participando do café e da palestra Motivação Pastoral. Nessa palestra, o assessor do encontro fez diversos questionamentos sobre a vida,  sobre opção pessoal de seguimento de Cristo e sobre o ser discípulo missionário conforme o Documento de Aparecida. Depois da palestra, que foi a última do encontro, foram apresentados os resultados dos trabalhos em grupo desenvolvidos no dia anterior.

\"Casal

Com um resultado bastante positivo, o encontro foi encerrado pelo casal coordenador da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 2, Márcia e Henrique Calado, que também se fizeram presentes na Unipê durante os dois dias de seminário. As considerações finais e a oração de encerramento ficou a cargo do cônego Gerado Magela, Coordenador de Pastoral e Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba. Vale ressaltar a presença do pe. Pedro Targino, da Paróquia SãoFrancisco de Assis – Jardim Veneza; do pe. Moacir Carreiro, da paróquia São Francisco de Assis – Mangabeira; do frei José da Paróquia N. Sra. Aparecida do bairro do Cristo redentor; e do diácono Carlos Pontes da paróquia São pedro e São Paulo – Mamanguape (PB). Isso denota claramente o quanto o cuidado com a família é essencial para a vida e a caminhada da nossa Igreja no Brasil.

\"Cônego \"Dom \"Dom

2 pensamentos sobre “Regional NE-2 realizou formação sobre o Setor Pós-matrimonial

  • 31 de maio de 2011 em 9:51
    Permalink

    Parabens, está sempre em continuidade o NUFESP, isso mostra o quanto a Pastoral Familiar se firma como intensa e vigorosa, para que toda a Igreja tenha uma visão globalizada em que a Familia seja sempre o tesouro da humanidade, dando assim o tom e o ritmo necessario para que os casais e todos aqueles que amam a familia a torna aquilo que és.

    Abraços fraternos

    Benedito e Maqria Ines
    Pastoral Familiar
    Jaguariuna
    Diocese de Amparo

    Responder
  • 8 de março de 2012 em 23:25
    Permalink

    Oi, Faço parte da pastoral familiar da minha cidade , e gostaria que vcs me enviassem algumas ideias de atividades para o setor pós matrimônio.

    Desde já , agradeço o apoio.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *