Acesse e vote \”SIM\”

\"Votação\"

É só uma enquete? Sim. Mas tenha em mente que as enquetes também servem como termômetro para colher a opinião da maioria. A pergunta é:

\”Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?\”

Claro que, sem discriminar quem não tem uma família formada por pai + mãe + filhos, o modelo de família ainda é esse. Ninguém deseja, no fundo de seu coração, ser família incompleta ou diferente do modelo. Existem realidades familiares que precisam ser acolhidas e trabalhadas pela sociedade, pelas escolas, pelos meios de comunicação etc., mas a existência das diversas realidades familiares não extingue ou acaba com a definição de família tal e qual existe há milênios.

Precisamos distinguir bem as coisas. Não é porque a definição de modelo de família como sendo pai + mãe + filhos está em um estatuto que as realidades familiares serão discriminadas ou deixarão de existir. É preciso ter referência e ela é o modelo. Acesse e vote no \”sim\”. Na imagem uma parcial de hoje, 29/04/2014, às 14h, onde o sim ganha, mas é preciso continuar votando \”SIM\”.

O link:
http://www2.camara.leg.br/agencia-app/votarEnquete/enquete/101CE64E-8EC3-436C-BB4A-457EBC94DF4E

Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 reune as 8 Sub-regioes do Estado

\"Dom

Acontecida no dia 08/mar/2014, no Auditório Paulo Apóstolo, na Central Paulinas, em São Paulo, a 3ª Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 reuniu coordenações das dioceses das oito Sub-regiões do Estado de São Paulo. 150 pessoas entre leigos e padres assessores atenderam à convocação para a participação no evento.

O objetivo desse encontro foi avaliar a caminhada feita pelas dioceses no último ano de 2013, com referência aos objetivos fixados na assembleia do ano passado. Houve muitos avanços, principalmente no Setor Pré-matrimonial, onde a preparação para o sacramento do Matrimônio foi o foco da ação das equipes por todo o Estado. A implantação e divulgação do Guia de preparação para a vida matrimonial é uma prioridade para que o sacramento seja recebido com mais consciência pelos jovens casais.

Estiveram presentes dom Emílio Pignoli, bispo referencial da pastoral no Regional Sul-1, pe. Claudio Delfino, assessor da Pastoral Familiar do Regional, irmã Ivonete Kurten, FSP, também assessora da Pastoral Familiar no Regional Sul-1, que se despediu dos agentes do Estado de São Paulo para trabalhar em Recife (PE). Ela apresentou ir. Ninfa Becker, também Paulina, que dispôs-se a participar acompanhando a Pastoral em nível Regional.

Fez-se presente o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que fez uma breve apresentação sobre os trabalhos para o Sínodo Extraordinário dos Bispos e a seguir presidiu a santa missa de encerramento do evento.

Os agentes assumiram o compromisso de dar continuidade aos trabalhos assumidos e trazerem os resultados para a assembleia de 2015.

 

O ceu ganha mais uma estrela!

Faleceu ontem, às 15h, a senhora Alice Fança Abrahão, mãe do nosso querido amigo João Abrahão, fiel agente da Pastoral Familiar da Região Episcopal Santana, da Arquidiocese de São Paulo. Ele e a esposa Zuleica trabalham com os encontros do Bom Pastor e são membros do NUFESP do Regional Sul-1.

Ele agradece a oração de todos e avisa que o velório está acontecendo no Cemitério do Brás ou da Quarta Parada, como é conhecido, na Av. Salim Farah Maluf. O sepultamento acontecerá hoje, às 13h, no mesmo cemitério.

Enviamos nossas condolências ao querido João Abrahão e à sua esposa Zuleica. Nosso DEUS é o DEUS dos vivos, logo, todos aqueles que adormecem em sua amizade e na sua graça, não morre, mas vive eternamente com ELE. Rezamos e pedimos a oração de todos para que sejam consolado o coração saudoso daqueles que ficam aguardando o dia do Grande Encontro.

 

Missa de 7º Dia do Wagner da Silda

Recebemos do casal Lê e Fred, coordenadores da Pastoral Familiar da Região Episcopal Ipiranga – Arquidiocese de São Paulo, um e-mail informando que a missa de 7º Dia do Wagner, esposo da Silda, será celebrada no domingo, 22/set/2013, às 10h, na Igreja N. Sra. Aparecida de Moema.

Continuamos em oração pela família para que receba o consolo de Deus.

 

Nota de falecimento

Faleceu, ontem, às 23h00, no Hospital São Luiz (antigo Hospital N. Sra. de Lourdes), no Jabaquara, o Wagner, esposo da Silda. O casal foi coordenador da Pastoral Familiar da Região Episcopal Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo.

O velório acontecerá no Cemitério da Paz, localizado à Rua Dr. Luiz Migliano, 644, Jd. Morumbi, São Paulo. A chegada do corpo está prevista para as 11h00 e o sepultamente acontecerá ainda hoje às 17h00.

Rezamos pela alma do Wagner, que nos deixa saudade pela grande alegria que sempre expressou em nossos encontros. E pedimos a Deus por toda a família para que o consolo do Alto possa alcançá-los nesse momento de dor pela separação. Mas cremos no Deus da Vida e Vida Plena. O Reino é a recompensa de todos aqueles que caminharam com Cristo. Temos certeza de que o Wagner está nos braços do Pai e que um dia nos encontraremos novamente.

 

Exéquias de dom Joaquim Justino Carreira

O casal secretário da Pastoral Familiar da Sub-região SP-2, Arlete e Nelson, que são da Diocese de Guarulhos, nos enviaram a programação da celebração das Exéquias de dom Joaquim Justino Carreira.

Abaixo a mensagem e a programação:

Boa tarde Amigos!

Segue abaixo, mais informações retiradas do site da Diocese de Guarulhos, referente as

 

CELEBRAÇÕES de EXÉQUIAS – DOM JOAQUIM JUSTINO CARREIRA,

LOCAL: CATEDRAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Praça Tereza Cristina, 01 – Centro – Guarulhos – SP
e-mail: acatedral2009@yahoo.com.br

02 DE SETEMBRO – segunda-feira

14h – previsão de chegada do corpo
15h – Missa
17h – Missa no rito maronita, presidida por S. Exa. Revma. D. Edgard Madi, Eparca Maronita do Brasil – homenagem dos católicos de rito oriental
19h – Ofício dos Salmos
19h30 – Missa
21h – Missa
23h – Missa
Vigílias

03 DE SETEMBRO – terça-feira
6h – Missa
7h30 – Oração dos Salmos (Laudes)
8h – Missa
9h30 – Missa
11h – Missa
12h – Ângelus e Missa
15h – Missa, presidida por S. Ema. Revma. D. Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo
17h – sepultamento na Catedral de Guarulhos

 
O descanso eterno, dai-lhe, Senhor, e a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz!

Faleceu dom Joaquim Justino Carreira

\"Dom

É com pesar que recebemos a informação do falecimento de dom Joaquim Justino Carreira, bispo diocesano de Guarulhos (SP), na noite de 01/set/2013 para 02/set/2013.

Dom Joaquim vinha lutando contra um câncer desde o final de 2012, tendo sido submetido a cirurgias e a diversos procedimentos para o tratamento da doença.

O bispo era membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal Santana, e, quando monsenhor, foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Jundiaí.

Grande defensor dos valores da família e motivador do trabalho Pastoral Familiar, dom Joaquim deixará certamente uma grande lacuna para todos nós com sua partida.

Que Deus o acolha na glória dos santos e mártires.

 

Biografia resumida de dom Joaquim Justino Carreira

24/jan/1950 – Nascimento, em Portugal, região da Leiria.

28/jan/1950 – Batismo, na Paróquia Santa Catarina da Serra.

Emigrou ao Brasil ainda pequeno, e sua família se fixa no estado de São Paulo.

26/jul/1964 – Crisma, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Jundiaí (SP).

11/jun/1976 – Ordenação diaconal, na sua terra natal, Santa Catarina da Serra.

19/mar/1977 – Ordenação presbiterial celebrada por dom Gabriel Paulino Bueno Couto, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

06/ago/1990 – Nomeação como Monsenhor \”Capelão de Sua Santidade\”, pelo Bem-aventurado papa João Paulo II.

24/mar/2005 – Nomeção a bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, pelo Bem-aventurado papa João Paulo II.

21/ago/2005 – Ordenação episcopal, celebrada pelo cardeal dom Cláudio Hummes, consagrantes os bispos dom Osvaldo Giuntini e dom Gil Antônio Moreira no ginásio de esportes \”Dr. Nicolino De Lucca\”, em Jundiaí.

14/mar/2008 – Recebeu o título de cidadão paulistano outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.

25/jun/2011 – Ingressa na Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

23/nov/2011 – Nomeado bispo da Diocese de Guarulhos, pelo papa Bento 16.